domingo, 23 de dezembro de 2012

Como votar nulo?

Como votar nulo? Qual a diferença entra voto nulo e voto em branco?

O que é o voto em branco?

O voto em branco é dado quando o eleitor não especifica quando se aperta a tecla "branco", ao invés do candidato, e o voto é assim confirmado.
De acordo com a lei N° 9.504, de 30 de Setembro de 1997, o voto em branco é registrado para fins
estatísticos, mas NÃO é computado para nenhum partido ou candidato que esteja em vantagem na quantidade de numero total de votos. Sendo assim, o voto em branco não tem validade na seleção de candidatos.

O que é o voto nulo?

O voto nulo é usado para designar quando o eleitor comparece ao locar da votação, mas insere um número que não corresponde a nenhuma das opções de voto.
O TSE desencoraja o voto nulo, e em nenhum momento eles informam como votar nulo, eles desencorajam totalmente e até usam o argumento: "Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja CORRIGE e repita o procedimento anterior".
A explicação disto é que se os votos nulos atingirem mais da metade (51%) nas eleições julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará um dia para uma nova eleição no prazo de 20 a 40 dias.

Por isso se você não quiser votar em nenhum dos candidatos e já estiver cansado de candidatos-farinha-do-mesmo-saco vote nulo.
Para votar nulo bastar adicionar um número que não corresponde a nenhum partido ou candidato como "00".

Nenhum comentário:

Postar um comentário